Uma profunda transformação na forma de fazer negócios e na forma como as pessoas estão consumindo está acontecendo em nossa Alagoas. Nessa sexta e sábado (16 e 17) de junho participei de uma amostra do que realmente está acontecendo em Alagoas, mas ainda não nos damos conta disso.

O Trakto Marketing Show tratou de nos mostrar o que é de fato relevante nos novos negócios em Alagoas.  Inúmeras pequenas empresas baseadas na tecnologia da informação e que podem, de fato, fazer a diferença por aqui.

Ficou claro que há todo um mercado, de tecnologias e com tecnologias, para atender as mais diversas necessidades, ou dores, dos mais diversos públicos, ou personas. Foi isso o que aprendi. E, aprendi também, que tem muita gente já envolvida ou se envolvendo com esse mercado.

Mas o mais importante é que isso está ocorrendo agora em Alagoas, numa reedição do esforço iniciado em 2012 pelo movimento conhecido como Sururu Valley (goo.gl/ae3dzF). E mais, esse mercado de tecnologias está sendo estruturado por uma turma que não conhecia bem no que estão trabalhando hoje a dois ou três anos atrás. Ou seja, segundo esses profetas, talvez nesse momento nós ainda não sabemos o que seremos como profissionais daqui a 12 meses. Mas nosso trabalho já incorpora, de alguma forma, a tecnologia da informação e ferramentas digitais. Seja a atividade que for.

A mensagem mais importante que ficou do evento é que essa efervescência de ideias e tecnologias está transformando profundamente a forma como empresas, grandes ou pequenas, se comunicam, produzem e entregam seus produtos ou serviços a seus consumidores. E isso está ao alcance de todos e deve ser utilizado, principalmente, pelas pequenas empresas. As que ainda não perceberam isso são organizações zumbis, estão mortas, mas ainda não sabem.

Mas antes de falar do uso das tecnologias digitais pelas pequenas empresas, vamos tratar um pouco do movimento Sururu Valley. Na verdade, um movimento que tenta utilizar um conceito conhecido internacionalmente como Hélice Tripla, cuja definição é a união do setor privado, o setor público e a universidade como fomentadores de inovação e desenvolvimento local (goo.gl/PUUT7R). O movimento em Alagoas recebeu o nome de Sururu Valley (http://sururuvalley-oficial.herokuapp.com/), numa clara alusão ao Vale do Silício americano. Essa associação do nome local com a ideia importada para alguns pode parecer uma enorme pretensão, mas para os componentes desse movimento nada mais é que a ideia que nós, alagoanos, podemos fazer aqui algo tão importante quanto o Vale do Silício. Estamos falando mais de orgulho pela força do local do que de “complexo de vira-lata”.

O Trakto Marketing Show conseguiu, ao meu ver, resgatar um pouco esse sentimento, recolocando Alagoas no mapa das oportunidades digitais, pois com certeza, desse evento sairão vários novos negócios, serão desenhadas várias oportunidades para futuros negócios e inúmeras parcerias.

Parabéns à Trakto, que além de ser o próprio fenômeno dessa economia digital em Alagoas, organizou um evento que colocou vários atores do ecossistema da inovação digital em Alagoas para pensar, falar, trocar experiências durante dois, chuvosos, dias em Maceió.  Fato raro que só ocorreu, anteriormente, no período de elaboração do Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Alagoas, em 2013, no mesmo local em que se realizou o Trakto Marketing Show, o qual também dei minha contribuição como alagoano, com muito orgulho.

Então, parabenizo a todos que fizeram desse evento o sucesso que foi e, principalmente, o CEO da Trakto, meu dileto ex-aluno e amigo Paulo Tenório.

E tomo a liberdade em sugerir que o terreno para o ressurgimento do movimento Sururu Valley está pronto e essa continuidade, de verdade, seria uma boa notícia para Alagoas.

E sobre o uso da tecnologia digital pelas pequenas empresas, falaremos em outro post. Por hora quero desejar a todos:

Um ótimo Trakto Marketing Show 2018 e Boa Sorte!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s