O início de um pequeno negócio nem sempre é fácil, é comum faltar planejamento, existir a pressa em abrir o negócio para sobreviver a uma demissão, ter um limitado fluxo de caixa, entre outros problemas comuns para quem empreende. No final, fica sempre a incerteza do sucesso e, quase sempre, a torcida de que aquele negócio venha a garantir o sustento do proprietário e sua família, bem como a dos funcionários envolvidos. É meio que contar com a sorte e acertar na loteria do business.

Para reduzir os riscos de erro no modelo de negócio pensado é interessante o empreendedor estar conectado com algumas tendências e situações concretas para o negócio. Uma das tendências para comércio e serviços atualmente é “empacotar” produtos físicos em serviços que atendam a uma necessidade direta do consumidor. Para tanto, a empresa deixa apenas de “abrir as portas” e passa a entrar na vida de seus clientes, entendendo para qual trabalho os clientes contratam ou compram nossos serviços e produtos.

É preciso entender que o consumidor atual quer pagar pelo “serviço completo” e nesse serviço, quase sempre, está incluído um produto. Essa dobradinha de produto e serviço, conhecida como “Sistema Produto e Serviço” (http://migre.me/wnYIU), é uma combinação integrada entre produtos e serviços, comuns para produtos industriais, mas que com uma boa estratégia competitiva pode ser adaptada para qualquer negócio de venda de bens físicos ou mesmo serviços puros. Esse é o caso dos serviços delivery, por exemplo.

Então com uma técnica para identificar a demanda – o trabalho que deve ser feito (veja o vídeo http://migre.me/wnZe5) – e um conceito de negócio – o SPS, é possível ir além do negócio de sobrevivência em tempos de crise para um negócio competitivo e sustentável no tempo. São formas de pensar e agir simples e possíveis de aplicar e que ajudam bastante quem quer empreender com sucesso.

Boa sorte para os empreendedores.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s